Artistas Contemporâneos Brasileiros – Parte 1 – Rosana Ricalde

Agora que estou me preparando para passar um ano no Canadá, estou pensando o que posso levar de bom do Brasil pra lá.

Como uma das minhas grandes paixões é a Arte, nada mais justo que levar um pedaço do Brasil relacionado a isso. Até me surpreendo por postar somente sobre artistas e designers internacionais, tendo em vista que há MUITA coisa boa perto de nós…

Por isso vou começar a postar sobre artistas contemporâneos brasileiros, com o intuito de ressaltar o valor da arte brasileira e até como uma forma de levar essas informações comigo (e lembrar tudo aquilo que anotei das diversas Bienais e exposições que fui).

Nada mais justo do que começar com uma das premiadas pelo Prêmio Marcantonio Vilaça do ano passado (na verdade é 2009/10 mas vi a exposição no ano passado): Rosana Ricalde.

Primeiro de tudo: O que é esse prêmio? Segundo o próprio catálogo da exposição 2009/10 (resumidamente):

É uma inciativa do CNI (Confederação Nacional da Industria) e do SESI (Serviço da Industria Social), que integra uma série de iniciativas com o intuito de ampliar as oportunidades de acesso à cultura. A cada edição o prêmio contempla 5 artistas com bolsas de trabalho, acompanhado por um curador ou crítico. No fim da etapa as obras selecionadas são reunidas em uma exposição itinerante em diversas capitais brasileiras. De acordo com o CNI, investir na cultura e arte brasileira é uma das formas de contribuir para o desenvolvimento social no país.

Segundo de tudo: Quem é a Rosana Ricalde?

(Essa parte formal vem do site do Itaú Cultural) É artista visual formada em gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, EBA, Rio de Janeiro.  Descobre e renova uma memória não linear da escrita e da fala ao combinar suportes obsoletos (carimbos, tipos de máquina de datilografar, etiquetas) com ditados esquecidos do latim ou transmitidos pela tradição oral; com verbos da língua portuguesa agrupados por expressarem uma ação comum; ou com poemas da literatura brasileira de autores de séculos passados.

Assim se vê que ela agrega ao seu trabalho muito sobre literatura e principalmente a palavra. Rosana diz que partiu do verbo como um “potencializador” e a partir dai surgiram outras questões relacionadas ao corpo da palavra. Explorou sua intimidade com a palavra e experimentou-a em diversas maneiras, as quais podemos ver em sua obra.

Outra característica que se destaca é a meticulosidade e detalhamento dos trabalhos, tendo pequenos recortes, escritas minuciosas entre outros detalhes que vemos nas imagens. Vinda da gravura, nota-se que da técnica Rosana retirou a paciência, persistência e árduo trabalho para confeccionar cada obra. Os exemplos mais explícitos são as obras que fez para o Prêmio, onde retira os mares, ou continentes de atlas; recorta frase por frase de livros e os compõe junto aos mapas e globo terrestre; realiza enormes desenhos de ondas a partir da escrita do nome dos mares ao redor do mundo; entre outros…

Quando fui à exposição sua obra me fascinou justamente por estes detalhes e pela determinação de confeccionar tudo aquilo manualmente. Eu tentava acompanhar as frases nos mapas e labirintos… Me lembro de ter lido uma parte de “Mil e uma noites” e se não me engano “Vinte mil léguas submarinas” ou “Viagem ao centro da terra“.

A obra que mais me identifiquei foi Marés, já que admiro a tipografia e havia realizado desenhos com a escrita também. Me impressionei com o tamanho do desenho comparado ao tamanho de sua caligrafia (na foto dá pra ter uma pequena noção).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, assim espero que gostem dessa proposta de escrever um pouco sobre a arte atual brasileira, e por favor mandem sugestões!

Deixe um comentário

